Pular para o conteúdo principal

Livros


Conciliação, Mediação e Arbitragem: A implementação dos meios extrajudiciais de solução de controvérsias (Ed. Lex - 2017)



Tive a honra de ser o Coordenador desta obra. Os artigos escritos pelos pensadores convidados são muito cativantes. Fica aqui o convite.




Análise do Direito Moderno: Revisão, Reinterpretação e Aplicação do Direito (Ed. Lex - 2016)

Nesta Obra, além de Coordenador, escrevi o seguinte capítulo: 

Carta de Arrematação e Adjudicação: Aquisição Derivada ou Originária sob a Ótica do Conselho Superior da Magistratura e Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo” (p. 197-222).



Vínculo Obrigacional e Seus Efeitos Perante Terceiro (Cúmplice) (Ed. Lex - 2014)




Direito dos Contratos II. (Ed. Quartier Latin  - 2008)

Em conjunto com outros Professores, participei do seguinte Capítulo: 

Second Life ? Uma nova forma de relacionamento e concretização de negócios jurídicos?


Postagens mais visitadas deste blog

A relevância das Indicações para o desenvolvimento municipal.

  Na postagem do dia 12 de junho de 2023 foram apresentadas as funções do Parlamento Municipal. Dentre as funções, para esta postagem, destaca-se a função de assessoramento. Assessorar , aqui, pode ser entendido como orientar, aconselhar, recomendar, sugerir atos positivos (fazer) ou negativos (deixar de fazer), contudo, sem qualquer força vinculante, isto quer dizer, o Prefeito poderá ou não acatar a sugestão. É uma função colaborativa. O assessoramento além de não criar a obrigatoriedade para o Prefeito, também não compromete o Vereador. Existem diversas formas para assessorar o Poder Executivo nas demandas locais: o uso da Tribuna Livre (momento em que os Vereadores poderão fazer uso livre da Tribuna para apresentar demandas locais, dar publicidade aos seus atos, dentre outras condutas compatíveis com o exercício da vereança) ; dialogar diretamente com o Poder Executivo por meio de reuniões com o Prefeito e/ou com Secretários e, sem prejuízo de outros mecanismos, com a exceç...

Quais são as funções da Câmara Municipal?

  A “ República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”, constituindo, pelo federalismo cooperativo, o Estado Democrático de Direito (Constituição Federal – art. 1º). Visando assegurar o Estado Democrático de Direito e considerando que todo poder emana do povo, a Constituição Federal, em seu art. 2º, preconizou que os Poderes da União, harmônicos e independentes entre si, são: Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada Poder tem a sua função específica e, em conjunto, colaboram com os valores fundamentais da democracia. Quando se pensa na organização político-administrativa da República Federativa encontra-se a seguinte divisão: União, Estados, Distrito Federal e Municípios, sendo todos autônomos. Os Municípios não possuem um sistema judiciário próprio, ficando os seus poderes limitados ao Executivo e ao Legislativo. Deste modo, o Poder Legislativo Municipal é o responsável pela decisão coletiva, em um proces...